Sabe, num piscar de olhos eles crescem. Eu sei, não parece agora, quando a única coisa que você sente é o cansaço de acordar tantas vezes na madrugada adentro. Parece que ele nunca mais vai sair do seu colo e você nunca mais conseguirá fazer uma refeição decente, ir ao banheiro sozinha ou tomar aquele banho demorado. Você sente saudades da vida de antes, e se pergunta o que aconteceu com aquela mulher antes de pensar em ter filhos, agora parece apenas uma realidade distante demais.
⠀
E não estou dizendo que não tem amor. Você ama. Você ama aquele pacotinho de gente que mexe todo o corpinho e abre um sorriso quando te vê. Mas isso não tira o cansaço e a dor nas costas. A maternidade é mesmo cheia de mistérios, e um deles é essa dualidade que existe a todo instante, da mãe que quer fugir, mas implora para estar ali. Que comemora a primeira noite de sono "completa" após a maternidade, mas vai checar se a cria está respirando. Que se esconde no banheiro para ter uns minutos a sós e fica olhando foto dos filhos no celular. .
A verdade é que você não é mais a mesma. E talvez você ainda não tenha se dado conta de quanto a maternidade já te transformou, mas ao se deparar com a cria em sua cama, e você pensando o quão gostoso é ter eles ali perto, e pedindo para que eles fiquem um pouquinho mais, percebe que nada mais será como antes. .
"Filho meu não vai dormir na minha cama." Você apenas dá risada de quão inocente você foi ao pensar assim. Como poderia ficar sem sentir esse cheirinho delicioso do topinho da cabeça enquanto dormem? Se mãe tem algum vício, é desse cheirinho delicioso da cria.
⠀
É minha amiga. Ser mãe é mesmo transformador. Ainda bem. ❤️
Que eles caibam em nosso abraço sempre.
.
Texto: Kelly Marques Oliveira @pediatriadescomplicada
ilustração: @common_wild